FREDERICK TAYLOR


Frederick Taylor 
Pai da Administração Científica
Nasceu em: 1856
Faleceu em: 1915






Foi um engenheiro norte americano, considerado pai da administração científica, nasceu em 20 de março de 1856 em Germantown, iniciou a carreira na indústria Enterprise Hydraulic Works como aprendiz, onde ficou até 1878, mas foi na companhia de aço Midvale Steel Works que Taylor começou a ter um destaque
maior, ingressou na empresa como operário, rapidamente subiu pra escriturário, maquinista, contramestre (gerente) e, por fim, engenheiro chefe. Seu pai Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua Mãe foi uma importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e de tradição protestante), grupo que a família Taylor era muito importante. Ao longo de sua vida, Frederick Taylor estudou na França, Alemanha entre outros países da Europa. Após estudar muito, se forma em direito na universidade de Havard e decide seguir em outra carreira.
Continuando os estudos, em 1883 Taylor se forma no instituto de tecnologia de Nova Jersey em engenharia mecânica, inclusive foi a época em que ele desenvolveu dispositivos para cortes de metais. Um ano depois, Taylor se casa com Louise Spooner, com quem teve três filhos: Kempton, Robert e Elizabeth (todos adotivos).
As suas teorias começaram a ser testada na Manufacturing Investment Company, Filadélfia. Após sair desta empresa, Taylor monta seu próprio negócio como consultor independente, em 1898 na Bethlehem Steel, com a ajuda de Maunsel White e de algumas outras pessoas desenvolvem o “high speed steel”, um aço rápido, material usado na fabricação de ferramentas de corte que é utilizado até hoje.
Seu primeiro Livro publicado foi “Shop Management” (Direção de Oficinas), que mais tarde chamaríamos de administração científica. Em 1911 Taylor lança seu livro considerado por muitos o mais importante, o ”Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica), métodos utilizados pelas empresas inclusive nos tempos de hoje.
Taylor vem a falecer no dia 21 de março de 1915, devido a uma forte pneumonia.





Os quatro princípios da Administração

Princípio de planejamento: Os métodos empíricos dão lugar a procedimentos científicos, abandonando o improviso e o julgamento individual, todo trabalho deve ser planejado antes da execução, assim o resultado é muito melhor.
Princípio de preparo dos trabalhadores: Selecionar os operários de acordo com suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, para que assim atinjam a meta estabelecida.
Princípio de controle: Controlar o desenvolvimento do trabalho faz com que se fica certificado que está sendo realizado um trabalho de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução: As atribuições são distribuídas junto com as responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Alguns exemplos de melhorias que Taylor trouxe

·         Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa;
·         Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas;
·         Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho;
·         Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho;
·     Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade;
·         Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade;

Livros Publicados Por Taylor:

·         1903- Taylor publica o seu primeiro livro “Shop Management” (Direção de Oficinas)
·         1906 - “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais). 1911- "The Principles of Scientific Management" (Princípio da Administração Científica)

Fontes:
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/taylorfrederick.htm/ http://www.suapesquisa.com/economia/taylorismo.htm http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/ http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário