ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA


O QUE É?

A administração científica deu-se a partir do ano de 1900. Tal teoria foi implantada por Frederick Winslow Taylor e tinha a finalidade de aumentar a capacidade de produção da indústria através de mapeamento dos movimentos feitos por cada funcionário.
Taylor costumava andar com um cronômetro, um caderno e uma caneta nas mãos para anotar todos os movimentos e o tempo gasto para execução de cada atividade, como por exemplo, pendurar um quadro: - Para pendurar este quadro, o funcionário teria que pegar o quadro em determinado lugar, leva-lo até à parede onde seria colocado, buscar o martelo e o prego, marcar a parede, pregar o prego na parede, buscar um cordão, amarrar o cordão no quadro, colocar o cordão amarrado no prego, alinhar o quadro, e assim sucessivamente. Com isso, ele conseguia mapear as atividades, padroniza-las de forma que todos executassem os mesmos movimentos e reduzir a quantidade destes movimentos para que, além de ganhar uma padronização na produção dos produtos, estes fossem fabricados no menor tempo possível.
A administração científica, então, na mais é que racionalizar o trabalho antes de executa-lo. Diminuir ao máximo cada movimento para ganhar-se tempo de produção e, consequentemente, aumentar a mesma.
Frederick Taylor foi o precursor neste novo jeito de administrar as empresas, porém não foi o único. Várias melhorias foram implantadas com a chegada de alguns outros adeptos a este processo como:
· Carl Barth, que contribuiu grandemente com os projetos de Taylor, com sua excelência matemática que possibilitou a elaboração de vários gráficos, cálculos e fórmulas que permitiam uma resolução rápida e eficaz dos processos.
· Henry Gantt, que aumentou a produtividade dos funcionários estudando mais a fundo as ordens de operações no trabalho e investindo cada vez mais na cooperação entre empregados e patrões.
· Henry Ford, que aumentou drasticamente a produção de sua empresa utilizando métodos de produção em série, diminuindo os custos de produção e preço final de seus produtos.






Uma curiosidade sobre este processo é que, na época que foi implantado, os administradores públicos achavam que havia uma exploração no trabalho dos funcionários. Eles pensavam que estes colaboradores eram obrigados a produzirem mais e ganhar o mesmo salário que fora combinado antes, pois a produção das empresas aumentavam muito e não havia aumento de funcionários. Taylor e seus seguidores tiveram muito trabalho para explicar o que estava acontecendo, pois era uma metodologia, até então, totalmente desconhecida por todos.
Podemos concluir que a Administração Científica tem uma parcela importantíssima na história da indústria e administração mundial. Pois o início de tudo se deu por conta de pessoas como estas, que pensaram em melhorias e crescimento das indústrias.

Saiba mais sobre os principais autores da teoria da Administração Científica
Clique sobre cada estudioso para conhecê-los melhor:



Frederick Taylor
Carl Barth
Henry Gantt

Nenhum comentário:

Postar um comentário